Trump envia 600 militares à América Latina para ampliar ofensiva contra o tráfico, diz jornal

O governo de Donald Trump começou a enviar centenas de soldados americanos para a América Latina. A movimentação faz parte da ampliação da ofensiva militar dos Estados Unidos contra o tráfico de drogas na região, segundo o jornal The New York Times. De acordo com a publicação, cerca de 600 militares serão deslocados inicialmente para o Panamá.

Depois, participarão de exercícios e treinamentos conjuntos com forças locais na Colômbia e em Honduras. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 15, com base em relatos de autoridades militares americanas que falaram sob condição de anonimato.

Os primeiros soldados já começaram a chegar a um centro de treinamento no Panamá. Na sequência, parte do contingente seguirá para a Colômbia, onde os exercícios militares estão previstos para começar ainda em outubro. Outros militares serão enviados a Honduras.

Além dos treinamentos, parte do grupo poderá apoiar forças de operações especiais dos Estados Unidos que assessoram exércitos locais em ações contra suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas. Segundo o New York Times, os deslocamentos são inicialmente temporários, mas podem abrir caminho para uma presença militar americana mais duradoura na América Latina.

Fonte: Jornal Opção