Enfrentando uma crise sem precedentes, a Globo tem feito um corte enorme no Jornalismo. A coluna apurou que a demissão em massa ocorre em esquema de conta-gotas, ou seja, a cada dia um pequeno grupo é posto no olho da rua sob a justificativa de reestruturação interna.
Nesta semana, foram dispensados 20 profissionais só em São Paulo. No pacote estavam jornalistas, produtores, cinegrafistas, operadores de áudio e outros funcionários da equipe técnica. Na semana anterior, também houve cortes, mas não recebemos o número exato de pessoas que perderam seus empregos.
A ideia de cortar os profissionais aos poucos é bastante usada por empresas que precisam promover demissões em massa. Quando é traçado um planejamento de grande redução de funcionários, os sindicatos precisam ser acionados pela empresa a fim de evitar maiores contratempos.
Normalmente, são negociados benefícios extras para quem está de saída, tendo em vista o impacto econômico que isso acarreta na vida das pessoas, em suas respectivas famílias, no entorno da empresa e também na economia local.
Além disso, a Globo não quer que seu momento delicado seja utilizado em campanhas pró-Bolsonaro. O presidente da República é o maior inimigo declarado da emissora, e retirou dela uma fatia gigante das verbas de incentivo e de publicidade que recebia. O impacto no caixa é inegável.
A coluna apurou que mais profissionais do Jornalismo que atuam diante das câmeras serão cortados até o fim do ano. No início de outubro, a Globo demitiu os veteranos Alberto Gasper e Ari Peixoto, que estavam na emissora havia mais de 30 anos.
Fonte: IG




Relacionadas
URGENTE: Flávio fala em “novas eleições” antes de 2030 em primeiro vídeo após ir para os EUA
EUA apuram se ataque contra Binance veio da Coreia do Norte, diz Trump
Mauro Vieira e Marco Rubio se encontram e acertam reunião para antes do G20