O trabalho foi realizado próximo ao território russo, observou o departamento.
O desenvolvimento de armas biológicas foi de fato realizado em biolaboratórios na Ucrânia, fato revelado durante uma operação especial militar russa, disse a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova .
“Confirmamos os fatos da limpeza de emergência pelo regime de Kiev de vestígios do programa biológico militar implementado por Kiev com financiamento do Departamento de Defesa dos EUA. A documentação foi recebida de funcionários de laboratórios biológicos ucranianos sobre a destruição urgente de patógenos especialmente perigosos de peste, antraz, tularemia, cólera e outras doenças mortais em 24 de fevereiro. Em particular, estamos falando sobre a instrução do Ministério da Saúde da Ucrânia sobre a eliminação imediata de estoques armazenados de patógenos perigosos, enviados a todos os laboratórios biológicos ”, citou o diplomata no site do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
De acordo com Zakharova, o lado russo está agora estudando os documentos recebidos. Conforme observado pelo representante do departamento, o desenvolvimento de componentes de armas biológicas foi realizado nas proximidades do território da Rússia. A Ucrânia destruiu patógenos especialmente perigosos em modo de emergência, pois as autoridades do país temiam revelar violações por Kiev e Washington da Convenção sobre a Proibição de Armas Biológicas e Toxínicas, destacou o diplomata.
Abdulla Shakirov
Correspondente
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo