Dados de plataformas de rastreamento sugerem que os pilotos do voo MU-5735 da China Eastern lutaram por pouco mais de um minuto na tentativa de retomar o contole da aeronave, antes de perderem totalmente o controle e seguirem para um mergulho fatal. As informações foram compartilhadas por Tanmay Palei, supervisor de manutenção da Kuwait Airways.
Em sua análise, Palei utiliza dados brutos da plataforma de rastreamento de voos Radarbox (ver abaixo) para comentar sobre as oscilações na rota e velocidade da aeronave Boeing 737-800 NG de marcas B-1791 (a mesma da foto acima). Alguns achados do profissional foram:
– o avião estava em altitude de cruzeiro de 29 mil pés até 6:20:59Z (hora zulu, de referência para a aviação), quando uma descida abrupta aconteceu.
– Uma descida inicial com velocidade vertical de -30976 FPM (pés por minuto) foi registrada e durou cerca de 10 segundos, já indicando um mergulho de nariz. Durante esses 10 segundos, o ângulo do nariz deveria ser algo maior do que 65 graus. Em um minuto, o avião despenca 22 mil pés (cerca de 7 mil metros).
– Os pilotos teriam sofrido para tentar retomar o controle. Após o horário de 06:21:45Z, a velocidade vertical torna-se positiva, indicando que o avião passa a subir por cerca de 15 segundos.
– No mesmo momento acima, a aeronave atinge uma velocidade de 590 nós, acima do indicado para assegurar a integridade da sua estrutura, embora apenas uma investigação posterior possa afirmar que isso levou ao mergulho final.
– Após 06:22:35Z o avião volta a ficar incontrolável e mergulha, atingindo uma velocidade vertical de -30976 FPM.
Mesmo com uma queda tão violenta, as caixas pretas poderão ser analisadas como parte de uma investigação que, certamente, levará à identificação das causas desta tragédia.
A tabela abaixo mostra os dados brutos obtidos da plataforma de rastreamento de voos.
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