Notícias dessa natureza só servem para aumentar o pânico na população
A situação da Covid-19 em Goiás é realmente preocupante sob vários aspectos. O estado de Goiás luta com todas as forças para conter o avanço da doença ao mesmo tempo que busca a vacinação do maior número de pessoas possível dentro do Plano Nacional de Vacinação.
A Secretaria Estadual de Saúde mostra através de seu mapa da Covid-19 no estado, que é sim, necessário tomar todas as medidas sanitárias, algumas delas bem radicais, para combater a proliferação do vírus e o avanço da doença. Apesar de tudo isso, não procede a informação de que em Goiás estaria faltando no mercado insumos para tratamento da Covid-19.
Notícias dando conta de que hospitais particulares do estado não estariam encontrando oxigênio, adrenalina, relaxante muscular, entre outros itens básicos para o atendimento à saúde, não é verdadeira.
O presidente da Associação de Hospitais Privados de Alta Complexidade de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou chegou a conceder entrevistas dizendo que alguns destes insumos estariam em falta no mercado. Todavia, a Secretaria Estadual de Saúde Goiás informa que “não há registros de falta de medicamentos para intubação e insumos nos hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde sob gestão estadual”.
Em contato com quatro donos de hospitais particulares em Goiás, que realizam um trabalho importante de combate à Covid-19, o Portal Brazil Urgente obteve a confirmação de que não há falta de insumos para tratar a Covid em Goiás. Um deles chegou a dizer que o que pode estar havendo em alguns casos isolados, é a falta de um planejamento mais adequado ao momento complicado que vivemos.
Um diretor de Hospital particular de Goiânia nos disse que esse tipo de informação só gera o pânico na população, que já está por demais desgastada com tantas notícias tristes, e prejudica sistematicamente aqueles que adquirem a doença, bem como seus familiares, porque já imaginam logo que não terão como se tratar.
“Propagar uma informação dessas, ainda mais não sendo verdadeira, chega a ser desumano. Não ajuda em nada. Temos é que arregaçar as mangas, todos nós da saúde de uma forma geral, e assim derrotarmos o grande inimigo que é apenas um: o Coronavírus, destacou.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo