O voo de um avião bimotor turboélice chamou a atenção hoje, terça-feira, 23 de agosto, nos aplicativos de rastreamento de voo, após mensagens políticas serem usadas pelos pilotos.
Quem estava com os aplicativos de rastreamento de voo, como o RadarBox ou o FlightRadar24, abertos na tarde de hoje e com o mapa na área de São Paulo, notou um nome diferente.
Um Beechcraft King Air C90GTi fez um voo bate e volta do Mato Grosso do Sul para Congonhas, em São Paulo, mas, ao invés da matrícula estar em destaque no radar, apareciam mensagens políticas.
A primeira que apareceu foi “APERTE22”, em referência ao número de votação de Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil e candidato à reeleição. No voo de volta para o Mato Grosso do Sul, a mensagem que aparecia era “GLBOLIXO”, que é uma abreviação para a frase “Globo Lixo”, utilizado por vários grupos políticos para criticarem a emissora de TV.
Ao pesquisar o histórico da aeronave, na data de ontem o avião fez um voo de Lins no interior paulista para Cassilândia (MS), utilizando o texto “LULADRAO”, em referência a frase política “Lula Ladrão”, citando o ex-presidente do Brasil e também candidato ao Planalto. Em outros voos anteriores, foram usados os código “ELESIM” e “MITO22”, novamente em referência à Bolsonaro.
Donos da aeronave
Ao pesquisar os donos da aeronave, de matrícula PP-JFJ, os dados da ANAC apontam para três pessoas, todas da mesma família: Francisco, Luiz e Maria, da família Junqueira.
Segundo dados das juntas comerciais de São Paulo, eles são sócios de várias empresas, que são as fazendas da família, nas cidades de Cafelândia, Novo Horizonte e Guaimbê em São Paulo, todas próximas ao Rio Tietê, além de outra fazenda em Ribeirão Cascalheira no Mato Grosso.
Estes empreendimentos agrícolas são registrados para as atividades de pecuária de corte, cultivo de algodão, cana de açúcar e soja. Algumas das empresas levam o mesmo nome, de Mercantil Industrial e Exportadora Junqueira.
O que aparece na tela
Os aplicativos de rastreamento de voos reproduzem em destaque sempre o chamado Flight ID, que é o código de identificação de voo. Este código alfanumérico é usado para facilitar a identificação das aeronaves comerciais.
Por exemplo, enquanto um Boeing 737 MAX da GOL de matrícula PR-XMA está fazendo um voo do Rio para São Paulo, seu indicativo de chamada (nome) no rádio será GOL1031, e seu Flight ID também será, para facilitar a conciliação entre a informação mostrada no radar e a ouvida no rádio pelo controlador, assim como outras aeronaves.
Aeronaves militares, por exemplo, usam o código da sua unidade ou da missão, como “Pampa 22” para um caça F-5 da FAB, ou “Força Aérea Um”, quando o presidente está a bordo do Airbus presidencial.
No Brasil, atualmente, não existe nenhuma legislação que exija que o Flight ID seja igual o indicativo de chamada, já que esta tecnologia é relativamente nova e uso de transponders mais novos ou com tecnologia ADS-B não são ainda obrigatórias no país.
Fonte: Aeroin
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