O som viaja pelo espaço? A princípio, a resposta seria não. Mas então como a NASA divulgou neste domingo o que seria o som de um buraco negro, disponível para ouvidos em formato audível para humanos. Os dados vêm do Observatório de Raios-X Chandra da NASA, e a gravação foi lançada em maio para a Semana do Buraco Negro da NASA.
Acontece que, segundo a agência espacial: “O equívoco de que não há som no espaço se origina porque a maior parte do espaço é um vácuo, não fornecendo nenhuma maneira para as ondas sonoras viajarem”, disse em sua conta do Twitter dedicada a exoplanetas.
=”Um aglomerado de galáxias tem tanto gás que captamos o som real. Aqui ele é amplificado e misturado com outros dados, para ouvir um buraco negro. As ondas de pressão enviadas pelo buraco negro causavam ondulações no gás quente do aglomerado que poderiam ser traduzidas em uma nota – uma que os humanos não conseguem ouvir cerca de 57 oitavas abaixo do dó central.”
The misconception that there is no sound in space originates because most space is a ~vacuum, providing no way for sound waves to travel. A galaxy cluster has so much gas that we’ve picked up actual sound. Here it’s amplified, and mixed with other data, to hear a black hole! pic.twitter.com/RobcZs7F9e
— NASA Exoplanets (@NASAExoplanets) August 21, 2022
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025