Os voos da Rússia para o exterior dispararam de preço e se esgotaram rapidamente nesta quarta-feira, 21 de setembro, depois que o presidente Vladimir Putin ordenou a convocação imediata de 300.000 reservistas, conforme reporta a Reuters.
A plataforma FlightRadar24 de rastreamento online de aviões mostra um intenso fluxo de voos saindo nesta quarta-feira dos três grandes aeroportos de Moscou e do aeroporto de São Petersburgo para fora da Rússia:
Flights departing Moscow and St. Petersburg today. The @AP is reporting international flights departing Russia have either sold out or skyrocketed in price after Putin announced a mobilization of reservists.
Search SVO, VKO, DME for Moscow airports and LED for St. Petersburg. pic.twitter.com/LV2PrkwPD9
— Flightradar24 (@flightradar24) September 21, 2022
Segundo a Reuters, o anúncio de Putin, feito em um discurso na televisão no início da manhã, levantou temores de que alguns homens em idade de lutar não seriam autorizados a deixar o país.
O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse que a convocação seria limitada àqueles com experiência como soldados profissionais e que estudantes e recrutas não seriam convocados.
O Kremlin se recusou a comentar se as fronteiras seriam fechadas para aqueles sujeitos à ordem de mobilização e pediu às pessoas que tenham paciência enquanto a lei é esclarecida.
Enquanto isso, os dados do Google Trends mostraram um aumento nas buscas pelo Aviasales, o site de reservas de voos mais popular da Rússia. Os voos diretos de Moscou para Istambul, na Turquia, e Yerevan, na Armênia, ambos destinos que permitem a entrada de russos sem visto, estavam esgotados nesta quarta-feira.
Algumas rotas com escalas, incluindo as de Moscou a Tbilisi, capital da Geórgia, também não estavam disponíveis, enquanto os voos mais baratos para Dubai custavam mais de 300.000 rublos (US$ 5.000) – cerca de cinco vezes o salário médio mensal.
As tarifas típicas de ida para a Turquia subiram para quase 70.000 rublos (US$ 1.150), em comparação com pouco mais de 22.000 rublos há uma semana, segundo descreve a Reuters a partir de dados do Google Flights.
O chefe da agência de turismo da Rússia disse que nenhuma restrição foi imposta a viagens ao exterior até agora. Uma fonte do setor de turismo também disse à Reuters que a demanda por passagens aéreas da Rússia para os países isentos de visto aumentou.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Natal do Bem 2024 tem horário especial nas vésperas de Natal e Ano Novo
Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás
Procedimentos com mulheres sedadas terão de ser acompanhadas por funcionárias