Pequi sem espinhos: interessados em mudas devem se cadastrar no site da Emater

A Emater, em parceria com a Embrapa Cerrados, irá ofertar lotes com seis mudas enxertadas, sendo três cultivares de pequizeiro com espinhos e três cultivares sem espinhos. Os lotes terão o valor de R$ 150

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) publicou o edital para manifestação de interesse dos viveiristas e agricultores familiares que queiram adquirir mudas de pequi sem espinhos. O prazo para cadastro começou na última segunda-feira, 10, e segue até o dia 31 de outubro.

Com o objetivo de favorecer a fecundação cruzada e a produção de frutos de qualidade, a Emater, em parceria com a Embrapa Cerrados, irá ofertar lotes com seis mudas enxertadas, sendo três cultivares de pequizeiro com espinhos e três cultivares sem espinhos. Os lotes terão o valor de R$ 150.

Para se cadastrar, basta acessar o site da Emater (www.emater.go.gov.br) e clicar em “Aquisição de pequi”. Em seguida, é necessário preencher os formulários com os dados de viveirista ou agricultor familiar.

Condições

Cada viveirista poderá adquirir de cinco a até dez lotes por CNPJ, enquanto agricultores familiares poderão adquirir até dois lotes por CPF. Para obter as mudas, é necessário que os produtores tenham inscrição ativa no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) ou cadastro de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), por meio do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF/DAP).

Após a manifestação de interesse, os contemplados serão comunicados para que sejam iniciados os trâmites de aquisição das mudas. No primeiro momento, serão priorizados produtores e viveiristas residentes no Estado de Goiás. A retirada dos lotes ocorrerá durante o mês de dezembro, na sede da Emater, em Goiânia.