Desde 2019, o governo de Jair Bolsonaro entregou seis universidades federais e autorizou o funcionamento de 12 escolas de educação profissional e tecnológica. A informação rebate a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que declarou durante o debate na TV Bandeirantes no último domingo (16) que Bolsonaro não investiu em educação.
Desde então, grupos de esquerda se organizaram nas redes sociais para compartilharem a informação falsa de que o governo federal não inaugurou nenhuma universidade ou escola técnica. As universidades federais criadas só foram possíveis após decisões do Congresso Nacional para desmembrar campus de universidades já existentes.
Elas foram: UFCat (Universidade Federal de Catalão), UFJ (Universidade Federal de Jataí), UFR (Universidade Federal de Rondonópolis), Ufape (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco) e UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba). Além disso, o governo federal criou a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), que antes era um campus da UFT (Universidade Federal do Tocantins). A nomeação do reitor aconteceu em julho de 2020.
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia