Um alerta de tsunami foi emitido após um terremoto atingir a costa leste do Japão neste sábado (20), mesma área devastada pelo desastre de 2011, informou a emissora pública NHK. O alerta foi confirmado também pelo Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos EUA.
O terremoto atingiu a costa da cidade de Miyagi às 18h26 (6h26, em Brasília) e teve uma magnitude de 7,2 a uma profundidade de 60 km, disse a Agência Meteorológica do Japão.
A distribuidora de energia Tokyo Electric Power disse que não encontrou irregularidades em sua usina nuclear de Fukushima – destruída pelo grande terremoto de março de 2011 que causou derretimentos nucleares e remoções em massa.
O órgão regulador nuclear do país também informou que não houve irregularidades na usina nuclear Onagawa da Tohoku Electric Power.
A província de Miyagi enfrenta cortes de energia em algumas áreas, de acordo com o site da empresa que abastece a região. A NHK disse que o serviço de trem-bala foi interrompido em ao menos uma linha na região.
“Foi um tremor muito forte de um lado para o outro. Foi ainda mais longo do que o terremoto do mês passado, mas pelo menos o prédio aqui está bem”, disse Shizue Onodera à NHK da loja onde trabalha na cidade de Ishinomaki.
As equipes da CNN em Tóquio, cerca de 400 km ao sul do epicentro, sentiram o terremoto.
O terremoto de magnitude 7,2 aconteceu durante reunião do comitê organizador das Olimpíadas, que realizavam uma reunião para discutir se permitiriam a entrada de espectadores estrangeiros na agenda.
Não houve relatos imediatos de mortes ou ferimentos.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo