O painel de uma caminhonete “derreteu” depois do veículo ser atingido por um raio e pegar fogo na BR-020, no nordeste de Goiás. O motorista não se feriu.
O caso ocorreu na tarde de sexta-feira (20), por volta das 13h30 [horário de Brasília].
“Meu amigo estava vindo da região de Simolândia e ouviu um barulho muito forte. Ele sentiu que a caminhonete desligou e o painel, buzina, limpador de para-brisa entrou em pane, tudo na parte elétrica da caminhonete”, contou Josimar, mecânico e amigo do dono do carro.
Logo depois, ele teria ido para o acostamento após perceber que havia sinais de fumaça dentro do carro e saiu do veículo.
“O incêndio começou a se propagar dentro da caminhonete através do circuito elétrico da caminhonete. Como foi atingido por um raio e a camionete ficou fechada, logo o fogo se distinguiu”.
“A caminhonete deu pane total, pelo raio ter uma descarga muito grande comprometeu todo o sistema elétrico da caminhonete, toda a parte do chicote derreteu o painel, o volante, o banco, o teto e parte do forro do lado do motorista”, explicou.
Segundo Josimar, o amigo saiu sem nenhum ferimento: “apenas um susto mesmo. Ele está bem graças a Deus”.
Gaiola de Faraday
Após caminhonete ficar com o interior completamente derretido depois de ser atingida por um raio, físicos explicam sobre o princípio da Gaiola de Faraday, que “protegeu” o motorista de ter recebido um choque, e porque os veículos são considerados locais seguros durante tempestades.
Os professores de física George Fontenelle e Welder Jorge, de Goiânia, explicam que não são os pneus do carro que blindam a descarga elétrica, mas, sim, o princípio da Gaiola de Faraday, formado pela superfície metálica completamente fechada.
“A questão X é o campo elétrico. As cargas que vêm do raio se posicionam de uma forma que toda a carga elétrica que atinge um recipiente metálico fechado será mandada para a parte externa, de tal forma que não vai eletrocutar uma pessoa”, explica Fontenelle.
“As cargas se concentram só na superfície, elas não entram no sistema [carro] mesmo que tenha matéria, como os bancos, etc. A pessoa que está dentro do carro fica isolada”, conta Welder.
Por que o interior da caminhonete derreteu?
Os físicos explicam que o interior da caminhonete ficou derretido por causa da alta temperatura dos raios, o que provocou o curto-circuito em toda a parte elétrica do veículo.
“No caso da caminhonete, as imagens mostram que o raio superaqueceu e fez derreter o interior. Isso porque a temperatura de um raio desse é altíssima, supera 2 mil graus Celsius”, pontua Fontenelle.
“Caso o raio tenha atingido direto antena, foi pelo ‘Princípio das Pontas’, que concentra e atrai as cargas elétricas das nuvens. Como a descarga de um raio é alta demais, isso provocou o curto-circuito na superfície. Os fusíveis, a estrutura não aguenta. Os fios superaquecem e provoca o incêndio”, ressalta o professor Welder.
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