Centro de serviços voltados à inovação foi inaugurado na noite desta quarta-feira (08/02), em Goiânia, com a presença do vice-governador Daniel Vilela. Espaço foi projetado para coworking, reuniões e capacitações, além de programas de aceleração de empresas
Com investimento de mais de R$ 12 milhões de reais do Tesouro Estadual, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), inaugurou, nesta quarta-feira (08/02), em Goiânia, o novo Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – HUB Goiás. Trata-se do primeiro hub de inovação público da região Centro-Oeste do país, onde empresas e startups poderão se conectar, ter acesso a investidores, mentores e fornecedores, além de receber suporte para aceleração. O espaço também oferece um coworking aberto ao público em geral por meio de cadastramento.
Durante a cerimônia de inauguração, que teve a presença de estudantes e empresários, o vice-governador Daniel Vilela destacou o impacto positivo que o hub terá na economia e na vida dos goianos. “Acredito que o investimento em inovação e tecnologia pelo setor público é o caminho para melhorar a vida do cidadão. Tenho certeza que com a base construída pelo governador Ronaldo Caiado, materializada com esse espaço público aqui, nós teremos condições de avançar muito mais, projetando Goiás para o restante do país”, enfatizou.
Para o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, o novo ambiente representa a consolidação de uma série de ações do Governo de Goiás para promover a inovação. “Este HUB é um símbolo. Ele mostra todo esforço que vem sendo feito ao longo do tempo para agregar e desenvolver o ecossistema da inovação em Goiás”, disse.
O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, complementou: “É preciso ter ciência e tecnologia para ser competitivo. Os países que estão melhor posicionados fazem isso. Nós precisamos trazer os talentos para cá e fazer com que eles se sintam em casa”.
HUB Goiás
Com mais de dois mil metros quadrados e três pavimentos, o HUB Goiás está localizado no setor Universitário, com ambientes de coworking e espaços multifuncionais para realização de reuniões, capacitações e eventos que serão abertos ao público por meio de cadastro. Além disso, serão realizadas palestras, cursos de curta duração e workshops, assim como programas de aceleração para empresas de base tecnológica e de impacto socioambiental. Para a gestão da estrutura, o Governo de Goiás vai lançar um edital para seleção de organização social.
Também participaram da solenidade de inauguração do HUB Goiás o secretário de Estado da Administração, Francisco Sérvulo Freire Nogueira; o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Antônio Cruvinel; o vice-reitor da Universidade Federal de Goiás, Jesiel Carvalho, representando a reitora Angelita Lima, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, entre outras autoridades.
Fotos: André Costa
Legenda: Primeiro hub 100% público de Goiás está localizado no setor Leste Universitário, em Goiânia, ao lado da Escola do Futuro em Artes Basileu França
Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – Governo de Goiás
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão