a mesma semana que o governador Ronaldo Caiado apresentou o projeto de lei que disciplina a implantação do Sistema Ferroviário Estadual (SFE), medida do Governo de Goiás que irá facilitar a exploração do modal pela iniciativa privada, o estado experimenta mais um avanço na ampliação da malha ferroviária em território goiano. Chegou, na última quinta-feira (08/03), a primeira remessa de trilhos que vão ser instalados na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no trecho entre os municípios de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT).
“Vamos motivar parcerias para fazermos esses braços de áreas produtivas que precisam de um transporte modal muito mais compatível com a competitividade internacional, e mesmo no Brasil”, afirmou o governador Ronaldo Caiado.
Sistema Ferroviário Estadual
A obra da Fico está sendo executada pela Vale S.A., por meio do investimento cruzado derivado da renovação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Na remessa que chegou a Goiás estão 1.800 toneladas de trilhos para dar o arranque na superestrutura nas alças norte e sul de interligação da Fico com a Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Com a Fico, Goiás terá alternativas mais econômicas para o transporte de cargas e para o escoamento da produção agrícola e de mineração até os sistemas portuários. Além disso, será uma forma de incentivar investimentos no Estado, a multimodalidade e de interligar as ferrovias brasileiros.
O trecho de Mara Rosa a Água Boa terá 383 quilômetros de extensão e será construído a partir de contrapartida pela prorrogação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que teve o termo aditivo assinado em 18 de dezembro de 2020. A previsão é de que sejam investidos R$ 2,73 bilhões e criados 46.112 mil empregos, entre diretos, indiretos e com efeito-renda.
Iniciativa privada
Para impulsionar ainda mais o modal no Estado, o Governo de Goiás anunciou que irá criar o SFE. A minuta do projeto de lei foi apresentada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) durante workshop.
A intenção é desburocratizar a participação da iniciativa privada na criação de linhas férreas estaduais e atrair investimentos para Goiás, que já é a unidade da Federação com maior número de obras ferroviárias em andamento.
Segundo a proposta, o governo poderá autorizar a construção dos ramais por empresas interessadas em parceria com o Estado, que atuará como facilitador, organizando e dando rigor técnico às obras.
Agora, o projeto passará por período de discussão e coleta de sugestões. A versão final deve ser encaminhada à Assembleia Legislativa de Goiás e precisa passar por duas votações.
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