Ação visa investigar o combate contra a pandemia da Covid-19
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou na noite desta quinta-feira (08) que seja aberta uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no Senado com objetivo de investigar as ações do governo federal no combate à pandemia da Covid-19. O ministro encaminhou a decisão para ser analisada imediatamente em plenário virtual do STF.
Barroso levou em conta manifestação recente enviada por Pacheco à Corte em que disse que o “momento não é para busca de culpados”.
Na liminar, o ministro disse que há apenas três requisitos para instalação de CPIs: um terço de apoio entre os parlamentares; indicação de fato determinado a ser apurado; e definição de prazo certo para duração.
O pedido limininar é sobre um mandado de segurança apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania – SE) e Jorge Kajuru (Cidanida – GO).
“A instalação de uma CPI não se submete a um juízo discricionário do presidente ou do plenário da casa legislativa. Não pode o órgão diretivo ou a maioria parlamentar se opor a tal requerimento por questões de conveniência e oportunidade políticas”, argumentou o ministro.
A decisão monocrática de Barroso pode ser levada ao plenário da Suprema Corte. No entanto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM – MG), será notificado para instaurar a CPI.
Relacionadas
Mabel anuncia 20 leitos de UTI nos próximos 10 dias em Goiânia
Prefeitura de Goiânia alerta para ‘golpes do alvará’ contra empresas da capital
Bolsonaro chora ao postar vídeo no Nordeste: “Meu defeito foi jogar limpo”