ANSA – O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, anunciou hoje (10) que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concordou em apoiar a candidatura da Suécia para ingressar na aliança militar.
“Tenho o prazer de anunciar que o presidente Erdogan concordou em permitir que a Suécia ingresse na Otan o mais rápido possível”, declarou Stoltenberg, no final do encontro trilateral com Erdogan e o premiê sueco, Ulf Kristersson, na véspera de uma cúpula da Otan na Lituânia.
O anúncio representa uma reviravolta na postura do líder turco, tendo em vista que ele havia sugerido que a Suécia só poderia entrar na Otan após seu país ser aceito na União Europeia. Além disso, ele travava o acordo desde 2022 devido a uma série de preocupações.
“Conseguimos conciliar as preocupações da Turquia e da Suécia, agora no texto acordado avançamos sobre como implementar a luta contra o terrorismo, trabalhar juntos como aliados e garantir que as restrições sobre as exportações de armas de Estocolmo para Ancara foram removidas”, explicou Stoltenberg, acrescentando que “será criado na Otan um coordenador especial para a luta contra o terrorismo”.
O secretário-geral da Otan reforçou que “hoje é um dia histórico” e tem “um compromisso claro de Ancara de apresentar a ratificação da Suécia ao Parlamento o mais rápido possível”.
Relacionadas
Gordura de óleo comum pode acelerar câncer de mama agressivo
Garotas são flagradas com fuzil na mão em bailes do RJ
STF decide tornar réus integrantes do ‘núcleo 2’ acusado de tramar 8 de janeiro