Grande parte do Senado não aceita a ingerência do Judiciário no Poder Legislativo
A notícia desta sexta-feira, 09/04, é que a chamada CPI da Pandemia no Senado Federal pode ser considerada natimorta. O documento, que ainda não foi lido no plenário da casa, chegou a ter 32 assinaturas, o que dá uma margem de segurança de 05 assinaturas, uma vez que são necessárias 27 assinaturas no mínimo para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
Nos bastidores do Senado as informações são que a decisão do Ministro Luís Roberto Barroso, do STF, causou um mal estar muito grande na casa e alguns senadores apontam para a retirada de assinaturas do documento de pedido de instalação da CPI. Plínio Valério (PSDB) e Oriovisto Guimarães (Podemos) já demonstraram publicamente grande insatisfação com a decisão de Barroso.
Pelo menos outros quatro senadores já teriam acenado para a possibilidade de retirada de assinaturas, o que inviabilizaria a CPI. A verdade é a grande maioria dos senadores entendeu que a decisão do Ministro Barroso foi um ataque ao Poder Legislativo, e que esta ingerência poderia representar um grande risco ao estado democrático.



Relacionadas
Trend dos anos 80 com IA esconde riscos aos usuários
Aos 13 anos, príncipe George entra no internato sob chuva e acompanhado dos pais
Morre Zélia Amador de Deus, referência da luta antirracista no Pará