O uso continuado do álcool traz severos riscos para a saúde. Embora seja legalizada, a substância causa diferentes danos ao organismo. Várias doenças causadas pelo consumo de álcool podem provocar alterações permanentes no funcionamento de órgãos e, em alguns casos, podem levar à morte.
Evitar o consumo de álcool é a única maneira de se manter afastado dos riscos que a substância traz à saúde. Conheça sete das principais doenças causadas pelo consumo de álcool.
1- Dependência química
A dependência de álcool é uma doença crônica que pode se desenvolver sem que a pessoa perceba. O tempo para alguém se tornar dependente pode variar, por isso é preciso ter bastante cuidado com o consumo do álcool.
2- Gastrite
A desidratação provocada pelo álcool tem como efeito colateral uma ação direta sobre a mucosa do estômago. Quando esse processo se repete, a pessoa pode desenvolver um quadro de gastrite aguda.
3- Hepatite
Você provavelmente já ouviu falar que o fígado é o órgão mais afetado pela ação agressiva do álcool sobre o organismo. A hepatite alcoólica é uma inflamação que provoca alterações no fígado e pode apresentar sintomas como náuseas, vômitos, perda de apetite e perda de peso sem causa aparente.
4- Cirrose
Em um estágio mais avançado de consumo de álcool, o fígado pode sofrer danos mais graves e irreversíveis, o que se caracteriza por um quadro de cirrose, com a cicatrização de lesões.
Esta doença implica na perda gradativa das funções do fígado e pode, em alguns casos, levar a óbito.
5- Pancreatite
O pâncreas é outro órgão que pode ser duramente prejudicado pelo uso prolongado do álcool. A substância pode causar uma alteração no tecido do pâncreas, o que leva à redução do seu tamanho. Em muitos casos, os danos que levam à pancreatite são irreversíveis. A forte dor abdominal é o principal sintoma desta doença.
6- Neuropatia alcoólica
A Polineuropatia Alcoólica Periférica (PAP), conhecida também como neuropatia alcoólica, se caracteriza pela lesão do sistema nervoso central periférico.
O impacto pode se dar em nervos de todas as partes do corpo, mas os efeitos mais frequentes se dão nas mãos e nos pés, com uma sensação repentina de formigamento.
7- Ansiedade e depressão
Doenças emocionais também podem ter como principal causa o consumo excessivo ou prolongado de álcool. Diversos distúrbios mentais e emocionais podem surgir como complicações pelo uso do álcool. Duas das doenças mais recorrentes nesse sentido são a ansiedade e a depressão.
Fonte: Ministério da Saúde
Relacionadas
Sebastião Peixoto é absolvido em ação de improbidade administrativa no IMAS
STF forma maioria para manter Robinho preso
‘Se eu não te matar, eu vou te prender’: Diretor e PMs são afastados de colégio militar após canto polêmico