O Ministério da Agricultura atualizou na segunda-feira (18) os números sobre os focos do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP – H5N1). Foram confirmados mais dois casos em aves silvestres e um caso em aves domésticas na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Com isso, o Brasil já soma 105 casos de gripe aviária, sendo 102 em aves silvestres e três em aves domésticas.
Sobre o mais recente foco em aves domésticas, o Ministério da Agricultura emitiu nota informando as medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. “Não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco”, destaca a nota.
Conforme o Ministério da Agricultura, a ocorrência do foco confirmado de IAAP em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo