Passageiros a bordo de um voo da China Eastern de Xangai para Hong Kong passaram por momentos de tensão no último domingo devido a uma falha incontida em um dos dois motores da aeronave. Por fim, os pilotos levaram o equipamento a um pouso seguro, confirmando a confiabilidade do equipamento.
O Airbus A330 começou a vibrar violentamente depois que um dos motores Rolls-Royce Trent 772 apresentou uma falha catastrófica. A falha foi considerada “não contida”, pois os destroços do motor penetraram na caixa do motor, representando um sério risco para a aeronave e seus ocupantes.
De acordo com informações do The Aviation Herald, duas pás do fan do motor se separaram repentinamente e foram arremessadas pela carcaça, furando partes da nacele (cobertura do motor). As razões para essa separação podem incluir danos causados por detritos sugados para dentro do motor, fadiga do material ou defeito de engenharia.
Assim que a falha ocorreu, a cabine começou a vibrar intensamente, como mostra o vídeo acima, levando os pilotos a desviar o avião para Xiamen, na província de Fujian, no sudeste da China.
O pouso em Xiamen ocorreu cerca de 19 minutos após a falha do motor e foi realizado com segurança. Felizmente, não houve relatos de feridos entre os passageiros.
O avião danificado permanece em solo em Xiamen, enquanto a China Eastern conseguiu providenciar um novo Airbus A330 para transportar os passageiros até Hong Kong algumas horas depois do incidente.
China Eastern Airlines flight MU721, from Shanghai Hongqiao to Hong Kong, Airbus A330-300 (B-8970) experienced sudden vibrations inside cabin due to suspected engine failure. Originally scheduled to land at Hong Kong International Airport at 10:50 am, has been diverted to Xiamen… pic.twitter.com/ovV1P6AsMe
— Eliteworld (@eliteworldwaves) December 3, 2023
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira
Novembro Roxo alerta para prevenção da prematuridade
Crescimento da indústria goiana é o maior do país