Equipes gestoras das 16 unidades escolares que passarão a ofertar o ensino em tempo integral em 2024 participaram, nesta segunda-feira (11/12), de um encontro formativo, em Goiânia. A formação, realizada com o apoio do Instituto Sonho Grande, debateu a proposta pedagógica e as especificidades do modelo de Educação Integral, bem como o impacto da Educação Integral na diminuição das desigualdades sociais.
A abertura do encontro foi feita pela secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. “O primeiro propósito da Educação é pensar em atender a todos”, enfatizou a secretária, defendendo que servidores, estudantes e comunidade escolar participem e sejam ouvidos nesse processo de transição para o Tempo Integral.
Gavioli ressaltou ainda os diferenciais das escolas de Tempo Integral e destacou que, para além do tempo estendido, os Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) são responsáveis pelo desenvolvimento humano em sua inteireza.
“O ensino Integral é, para o estudante, uma Educação completa. Durante o período em que ele fica na escola, está ali dominando o que a gente precisa na formação geral básica, mas também conceitos de convivência, ética, democracia, respeito, uma atitude antirracista e não violenta”, afirmou.
Números
A consultora do Instituto Sonho Grande, Maria Medeiros, falou sobre o impacto da Educação em Tempo Integral na diminuição das desigualdades sociais. A consultora apresentou ainda dados e evidências que demonstram os impactos da Educação em Tempo Integral na vida dos jovens que passam por ela.
Segundo ela, estudantes formados no ensino médio integral têm salário médio mensal 18% maior do que alunos formados no ensino médio regular.
E a probabilidade de mulheres entrarem no mercado de trabalho, quando elas são oriundas de Escolas Integrais, é 8 pontos percentuais maior do que estudantes mulheres do tempo parcial.
“São alguns dados que a gente traz para mostrar que essa política pública é potente para transformar a vida das pessoas. Há evidências científicas que comprovam a potência dessa escola”, concluiu Maria Medeiros.
Confira a lista das escolas que passarão a ofertar o ensino em tempo integral
- COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO OLIVEIRA DA SILVA – Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL PARQUE DOS BURITIS – Goiânia
- ESCOLA ESTADUAL GRACINDA DE LOURDES – Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL MANOEL VICENTE ROSA – Goiatuba
- ESCOLA ESTADUAL OSMUNDO GONZAGA FILHO – Caldas Novas
- ESCOLA ESTADUAL CALDAS NOVAS – Caldas Novas
- COLÉGIO ESTADUAL ALTO PARAISO – Aparecida de Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GERVÁSIO SANTANA DOURADO – Aparecida de Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL JARDIM CASCATA – Aparecida de Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL JESUS CONCEIÇÃO LEAL – Aparecida de Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL MACHADO DE ASSIS – Aparecida de Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL PETRONIO PORTELLA – Aparecida de Goiânia
- ESCOLA ESTADUAL SIMINO RODRIGUES DE SIQUEIRA – Aparecida de Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL ELBERTO ALVES BATISTA – Aparecida de Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ CÂNDIDO DE QUEIROZ – Aparecida de Goiânia
- COLÉGIO ESTADUAL FRUTO DA TERRA – Chapadão do Céu
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