A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (Decar), em levantamentos investigativos estabelecidos desde o mês de janeiro com o objetivo de desvendar crimes de estelionatos e furtos mediante fraude envolvendo carregamentos de grãos e aço, recuperou, em 5 de maio, dois caminhões avaliados em mais de R$ 300 mil cada. A ação faz parte da Operação Cavalo de Tróia III.
Os motoristas Alisson Rodrigues Moreira e Moisés de Melo foram identificados como integrantes de uma organização criminosa especializada em estelionatos. De acordo com a investigação, eles faziam uso da Plataforma Fretebras, onde ofertavam preços menores que o de mercado para a realização de transporte de grãos e aço para qualquer parte do Brasil.
As vítimas, sem a mínima cautela de pesquisas ou consultas, observando apenas o menor preço do frete, contratam os serviços dos transportadores, que desviam as cargas e as entregavam para receptadores. Os criminosos, então, registravam as ocorrências em estados diferentes e distantes de onde carregaram, informando falsamente que foram roubados.
As vítimas foram localizadas e os caminhões serão devolvidos após as perícias devidas. Os dois agentes delitivos estão foragidos. Além deles, mais de uma dezena de outros motoristas envolvidos no esquema terão suas respectivas prisões solicitadas junto ao Poder Judiciário.
A divulgação das imagens de ambos tem por objetivo que outras vítimas procurem a Decar/GO para reconhecimentos e outros fins de cunho investigativo. Fica o alerta para o cuidado na contratação de fretes via aplicativo. As informações são da Polícia Civil.
POSICIONAMENTO DA FRETEBRAS
OFICIAL DA FRETEBRAS
● A FreteBras é, atualmente, a maior plataforma de transporte de cargas da América Latina, que conecta caminhoneiros e transportadoras na busca e negociação de fretes. Nós acompanhamos diariamente as ocorrências de motoristas suspeitos na plataforma e estamos constantemente preocupados e engajados em proteger as empresas que usam a FreteBras para buscar e negociar com caminhoneiros.
● Em relação a matéria publicada sobre a ‘Operação Cavalo de Tróia III’, reconhecemos e agradecemos os esforços da Polícia Civil na busca e apreensão das cargas roubadas.
● Também sobre ‘Operação Cavalo de Tróia III’, realizamos uma busca dos nomes citados na reportagem e foi encontrado em nossa base apenas o nome ‘Moisés de Melo’, que já foi bloqueado definitivamente. A FreteBras se solidariza com as vítimas e fica à disposição para quaisquer esclarecimentos e apoio nas investigações.
● É importante ressaltar que com base em nossas análises e levantamentos, do total de 6 milhões de fretes publicados em 2020, apenas 0,42% tiveram algum tipo de fraude que gerou um impacto financeiro para os envolvidos. Ainda não estamos satisfeitos, esse volume tem que ser zerado.
● Apenas caminhoneiros ou transportadoras devidamente cadastrados e aprovados em nossa plataforma podem visualizar e demonstrar interesse nas cargas publicadas na FreteBras.
● Apesar de sermos apenas uma plataforma de conexão entre as partes, enxergamos que a segurança dos usuários é uma preocupação e uma prioridade absoluta para nós.
● Por isso, anunciamos recentemente um investimento de R$30 milhões apenas em 2021 no nosso programa Frete Seguro. Trata-se de uma série de iniciativas de segurança para ajudar a tornar o transporte rodoviário de cargas mais seguro, e que vão desde o aumento dos times de prevenção à fraude, até o desenvolvimento de tecnologia própria para endereçar esse ponto.
● Dentro do programa Frete Seguro temos ações tanto para a proteção de caminhoneiros, como das transportadoras. Destacamos aqui as ações que estamos realizando para proteger as empresas:
1. Com uma nova funcionalidade de avaliação de caminhoneiros, as empresas contratantes podem avaliar seu nível de satisfação com o serviço prestado pelo motorista. Quando essa etapa é concluída, o caminhoneiro receberá uma notificação para avaliar a empresa. Assim, a transparência é total.
2. Estamos trabalhando em uma nova oferta de serviços de Gerenciamento de Risco (cadastro e consulta) que trará muitos benefícios e vantagens às empresas contratantes no sentido de melhorar ainda mais a qualidade das informações sobre os motoristas contratados.
● Entendemos que a segurança só será efetiva com a participação de todos. Portanto, lançamos recentemente uma série de recomendações e dicas para que as próprias empresas e os caminhoneiros possam atuar com mais segurança no transporte de cargas:
– Mundo Logística
https://revistamundologistica.com.br/noticias/16-dicas-de-seguranca-para-empresas-e-motoristas-na-contratacao-de-fretes
– Chico da Boleia:
https://www.chicodaboleia.com.br/fretebras-apresenta-dicas-para-aumentar-a-seguranca-do-transporte-rodoviario-de-cargas/
Relacionadas
Contribuintes têm até 20 de dezembro para renegociar débitos com descontos de até 90% em Goiás
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025