David Harris foi o primeiro piloto americano negro a voar em companhias aéreas no país, deixando um grande legado. Nasicdo em 22 de dezembro de 1934 em Columbus, no estado do Ohio, ele se formou na universidade estadual, enquanto enfrentava racismo por parte dos militares ao entrar no curso de oficiais da reserva (CPOR) da Força Aérea dos EUA, a USAF.
Apenas na segunda tentativa, e com muita insistência, ele foi aceito e encaminhado para voar o bombardeiro Boeing B-47 Stratojet. Após 6 anos na USAF ele foi para o mercado civil, onde começou a voar o BAC One-Eleven na American Airlines, se tornando o primeiro aviador negro a voar em uma companhia aérea americana.
Apenas três anos depois, foi promovido para Comandante na mesma aeronave, também fazendo história ao ser o primeiro negro a atingir este posto, numa época em que o racismo ainda era presente, com negação de alguns direitos básicos como educação e posse de armas.
Anos mais tarde, ele faria parte da primeira tripulação técnica exclusivamente de aviadores negros, que ficou conhecido como a Soul Patrol, composta pelos Comandantes Jim Greene e Sam Samuels.
Harris continuou na American até sua aposentadoria, em 1997, tendo pilotado os aviões Boeing 737, 747 e McDonnell Douglas MD-11, completando 30 anos de serviço na empresa. Ele faleceu neste sábado, aos 89 anos, de causas não reveladas.
O aviador também criou a Organização de Pilotos Negros de Companhia Aérea, que se tornou hoje a Organização de Profissionais Negros do setor Aeroespacial (OBAP), que defende os direitos da categoria assim como promove a entrada de novos aviadores, dando bolsas de estudo em universidade renomadas do setor aéreo.
“O impacto do legado do Comandante Harris vai muito além de suas realizações pioneiras na aviação. Ele foi um farol de esperança e um símbolo de progresso, nos lembrando da importância de derrubar barreiras e abrir caminho para um futuro mais inclusivo. Temos a honra de estar sobre seus ombros”, afirmou em nota de pesar a OBAP.
“Estamos profundamente entristecidos pela partida do Comandante David Harris, um pioneiro na aviação que se tornou o primeiro piloto comercial negro quando foi contratado pela American Airlines em 1964. Harris abriu portas e inspirou inúmeros pilotos negros a perseguirem seus sonhos de voar. Honraremos seu legado garantindo que continuemos a criar acesso e oportunidades para carreiras na aviação para aqueles que de outra forma talvez não saibam que é possível. Em nome de todos nós na American, nossos pensamentos estão com a família, amigos e colegas do Comandante durante este momento difícil”, afirmou Robert Isom, CEO da American Airlines.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo