Temporais deixaram 155 feridos, no desastre climático causado por temporais que afetam 334 cidades gaúchas
Os números não param de crescer no Rio Grande do Sul. O desastre climático causado por temporais já atinge 341 cidades do Rio Grande do Sul, afetando a vida de 844,6 mil gaúchos. A catástrofe já causou 78 mortes confirmadas e tem 4 óbitos em investigação, de acordo com o balanço mais atualizado, divulgado às 18h desse domingo (5), pela Defesa Civil.
O órgão do governo de Eduardo Leite (PSDB) registrou que há 105 pessoas desaparecidas e 175 feridos, por causa das fortes chuvas que atingem o estado desde a ultima segunda-feira (29) e deixaram 115,8 mil desalojados.
O governador recebeu ontem uma comitiva de líderes dos Poderes da República, liderada pelo presidente Lula (PT), a quem expôs o quadro de calamidade que mantém, por exemplo, mais de 800 mil vítimas sem água e parte das vítimas sem energia. As autoridades preparam uma estratégia de ‘pós-guerra’ para ações efetivas de socorro às vítimas e reconstrução das centenas de cidades atingidas.
A Defesa Civil estadual garantiu que tem atuado para atender a população afetada e promover a segurança das vítimas. E orienta as pessoas a se cadastrarem para receberem os alertas meteorológicos, enviando o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Após uma confirmação ser enviada, o número ficará disponível para receber as informações, sempre que elas forem divulgadas.
“Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples ‘oi’. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual”, explica o órgão.
Veja os números do boletim das 18h deste domingo (5):
Municípios afetados: 341
Pessoas em abrigos: 18.487
Desalojados: 115.844
Afetados: 844.673
Feridos: 175
Desaparecidos: 105
Óbitos confirmados: 78
Óbitos em investigação*: 4
*Está sendo apurado se os óbitos têm relação com os eventos meteorológicos.
Fonte: Diário de Goiás
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia