A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas (entre 50 e 100 milímetros por dia) e ventos entre 60 e 100 km/h, que podem prolongar os alagamentos já existentes em Porto Alegre, causar transbordamentos de arroios e deslizamentos de encostas, além do risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas. O evento meteorológico é previsto para ter início durante a madrugada de segunda-feira, 27, e se estender até a noite.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que monitora as condições climáticas. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), composta por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha as atualizações da previsão do tempo e mantém equipes prontas para prestar assistência à população.
A Defesa Civil orienta que a população se abrigue em local seguro, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.
Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Relacionadas
Ônibus capota em ribanceira e deixa mortos e feridos em Alagoas
Brasil tem 10 mil procurados pela Justiça há mais de 10 anos
Fenômeno de ‘raios vermelhos’ é registrado em Goiânia