O SBT emitiu, hoje (19), uma nota de pesar pela morte de Wanderley Tribeck, o primeiro intérprete do palhaço Bozo no Brasil, que faleceu na noite de ontem (18), em Balneário Camboriú (SC), em decorrência de um infarto. No comunicado, a emissora agradeceu o ex-comediante pelo “pioneirismo”.
– Toda a diretoria do Sistema Brasileiro de Televisão vem a público agradecer Wanderley pelo pioneirismo do início do SBT, construindo e pavimentando uma estrada de muito sucesso na história da emissora, que marca gerações e gerações com seus programas infantis. Pedimos que Deus conforte os corações de sua esposa, seu filho e netos – declarou a empresa.
Segundo o SBT, a trajetória de Tribeck até ser o primeiro Bozo brasileiro começou na década de 70, quando ele criou o palhaço Wandeko Pipoca e passou a se apresentar em circos e programas de TV. Uma dessas atrações foi o Show de Calouros, onde ele conheceu Valentino Guzzo, que o indicou para um teste promovido por Silvio Santos e o detentor dos direitos do Bozo, Larry Harmon.
Após o teste, Wanderley foi escolhido tanto por Silvio, quanto por Larry, para ser o primeiro Bozo brasileiro.
Em 1980, ele foi contratado pela TVS, que no ano seguinte se tornaria o SBT, e estreou um programa na emissora. A atração virou febre e, ainda em 1980, o palhaço deu origem a uma linha de brinquedos e produtos infanto-juvenis, além de ser líder de audiência.
Wanderley também fez parte do dominical Silvio Santos e Bozo, uma atração infantil do Programa Silvio Santos. Por sua atuação, o ex-comediante levou o Troféu Imprensa de melhor programa infantil de 1980 (na eleição de 81) e de 1981 (na eleição de 82).
Após deixar o SBT em 1982, ele ainda comandou atrações nas TVs Record e Gazeta, retomando seu personagem Wandeko Pipoca.
Fonte: Pleno.News
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo