O Japão vive um surto de Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS). O país registrou 378 casos de bactéria “carnívora” mortal nos dois primeiros meses deste ano. Segundo as agências de saúde japonesas, ela mata cerca de 30% das pessoas infectadas.
A condição pode ser causada tanto pela bactéria Staphylococcus aureus, quanto por Streptococcus pyogenes (mais comum no Japão).
No entanto, segundo as autoridades de saúde, o país passa por “cepa mais virulentas” e, consequentemente, com maior potencial agressivo. Nesses casos, em que há a Síndrome do Choque Tóxico, a bactéria pode entrar na corrente sanguínea em um episódio conhecido como bacteremia, além de potencialmente causar uma fascinite necrosante, com uma ferida capaz de necrosar os tecidos conjuntivos do músculo, de acordo com publicação na National Library of Medicine.



Relacionadas
Restaurante Comunitário de Ceilândia Norte reabre nesta terça-feira (7)
PGR pede que Flávio Bolsonaro seja ouvido por calúnia contra Lula
CV e PCC: Itamaraty admite risco de ação militar dos EUA no Brasil