O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região realizou um protesto no início da tarde desta sexta-feira (19), durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Embraer. Os manifestantes exigiram que o governo federal adote medidas em favor dos trabalhadores da Embraer e da Avibras, localizada em Jacareí.
A concentração do ato ocorreu na portaria principal da Embraer, por volta das 12 horas. Em seguida, os manifestantes saíram em passeata em direção ao portão do hangar F300. O protesto durou em torno de uma hora. Cerca de 50 pessoas participaram do ato.
Em sua visita à fábrica de aviões, o presidente Lula anunciou um financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para exportações de 32 jatos comerciais da Embraer, encomendados pela companhia aérea American Airlines.
O Sindicato cobra do governo Lula o bloqueio de benefícios para a Embraer, enquanto a empresa não assinar a Convenção Coletiva dos metalúrgicos. O último ano em que a Embraer assinou o documento foi em 2017, com vigência somente até 2018. Sem a assinatura, os trabalhadores perdem direitos conquistados ao longo de décadas.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Senadores aprovam PL em que médicos só poderão exercer a profissão após serem aprovados em exame
Senado aprova projeto que limita uso de celulares nas escolas
Taxa do lixo é aprovada na Câmara de Goiânia