O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, entregou nesta sexta-feira (6/9) uma nova aeronave ao Grupo de Radiopatrulha Aéreo (Graer), reforçando a posição de Goiás como referência em segurança pública no Brasil.
A aeronave, um helicóptero AS350, modelo B3 (Esquilo), é reconhecida por sua tecnologia avançada e versatilidade, sendo amplamente utilizada em operações policiais no mundo.
Daniel destacou a importância da segurança pública para o estado de Goiás, como um dos pilares da gestão do governador Ronaldo Caiado.
“Nós temos a melhor segurança pública do Brasil, com os melhores servidores e, naturalmente, precisamos manter todos os equipamentos necessários para que continuemos nesse lugar de destaque”, afirmou.
Na ocasião, Daniel também anunciou o processo de licitação para adquirir mais três aeronaves: duas para a Polícia Militar e uma para a Polícia Civil, sendo uma com tecnologia de visão noturna.
O secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, coronel Renato Brum, falou sobre a relevância da aquisição. “O patrulhamento aéreo é uma modalidade de serviço importante. É uma locação inédita, conseguida pelo Fundo Nacional de Segurança Pública”, pontuou.
Os esforços do Governo de Goiás para aparelhar o setor foram também elogiados pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Granja.
“O estado não para de investir: temos melhores armamentos, viaturas novas e oferecemos cursos especializados para a tropa”.
Ele também elencou o empenho do executivo estadual nas áreas de inteligência e integração das forças policiais. “Se somos o estado mais seguro do Brasil é por causa disso e por causa dos homens e mulheres que combatem a criminalidade na linha de frente, garantindo a vida da sociedade”, concluiu.

Novo helicóptero
A aeronave, locada por R$ 5 milhões para um período inicial de um ano, faz parte do Plano Estratégico da Secretaria Estadual da Segurança, que visa não só a renovação do equipamento utilizado pelas forças policiais, mas também o aprimoramento da gestão tecnológica.
O helicóptero AS350 B3 será empregado em operações policiais na capital e no interior, além da atuação em buscas e salvamentos.
Com papel crucial em operações policiais, o Graer também atua em ações de defesa civil, realizando transporte de medicamentos, vacinas e órgãos para transplantes, além de missões de busca e salvamento. O comandante do grupo, tenente-coronel Brayan Stive Silva Freitas observou que é “inédita a locação de uma aeronave deste padrão, que vai garantir a eficiência dos trabalhos”.
Relacionadas
PGR se manifesta contra pedido de prisão preventiva de Bolsonaro
Sandra Alves posta luto no dia da mentira para aumentar engajamento nos stories
Parto de jovem russa expõe rede de tráfico humano e seita com suposta ligação ao Brasil