O uso de adoçantes artificiais como alternativa ao açúcar tem se popularizado cada vez mais, especialmente entre aqueles que buscam uma dieta mais saudável ou com menor ingestão de calorias. No entanto, uma recente pesquisa da Cleveland Clinic coloca em xeque a segurança de um dos adoçantes mais utilizados: o eritritol. O estudo, publicado na revista médica Arteriosclerosis Thrombosis and Vascular Biology, revelou uma associação entre o consumo de eritritol e um maior risco de eventos cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Os pesquisadores descobriram que o eritritol aumenta a atividade das plaquetas, células sanguíneas responsáveis pela coagulação, o que pode levar à formação de coágulos e obstrução das artérias.
Adoçante pode aumentar risco cardiovascular? Novo estudo alerta para os perigos do eritritol


Relacionadas
Após ciclo de preparação tumultuado, Brasil estreia hoje na Copa do Mundo
PV fecha questão por Ricardo Dias
PDT apresenta Mundim à Frente Democrática e Popular