O programa da aeronave Leonardo/Bell AW609 alcançou outro marco significativo na capacidade da indústria após seu primeiro teste bem-sucedido em um navio, recentemente realizado com o apoio da Marinha Italiana.
De 3 a 12 de abril, a aeronave AW609, totalmente representativa da configuração final de produção, realizou testes de demonstração, deslocando-se da instalação da Leonardo em Cascina Costa (Samarate) para a Base Naval Maristaer Grottaglie. A aeronave de conversão, com pilotos de teste e engenheiros de teste de voo da Leonardo (apoiados por pessoal da Marinha Italiana para as operações a bordo), decolou da base para o porta-aviões italiano Cavour, o Navio Capitânia da Frota da Marinha, a 20 milhas náuticas da costa, demonstrando suas capacidades eficazes de aproximação, pouso estável no convés e toque no solo.
Esta aeronave é um multiplano, que se comporta como helicóptero ou como avião, a depender da fase de voo. Na decolagem e pouso, seus rotores produzem sustentação além da tração, permitindo operações na vertical. Já em voo de cruzeiro, eles se inclinam e tracionam a aeronave, voando como um avião. O AW609 é irmão da aeronave militar de configuração similar, o Bell Boeing V-22 Opsrey.
Durante a demonstração, a AW609 proporcionou uma oportunidade única para fortalecer ainda mais a conscientização sobre as vantagens excepcionais da aeronave de conversão da Leonardo em um ambiente marítimo dedicado. Isso atesta como a primeira aeronave de conversão do mundo a alcançar uma certificação civil atende aos rigorosos padrões operacionais e de segurança. Portanto, está idealmente posicionada para atender a uma variedade de necessidades governamentais e de serviços públicos, na Itália e globalmente.
Após a primeira campanha de testes em navios, a Leonardo iniciará uma avaliação detalhada e análise dos dados coletados. Estes permitirão possíveis testes subsequentes para refinar melhor as abordagens, bem como impulsionar melhorias adicionais na plataforma para operar no ambiente naval/a bordo.
O AW609 se destaca ao fornecer transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, permitindo acesso oportuno a locais remotos, levando até nove passageiros no conforto de uma cabine pressurizada e, portanto, é projetada para transformar uma variedade de missões, incluindo serviços públicos e papéis governamentais. O desenvolvimento do programa registrou, até o momento, mais de 1.900 horas de voo na Itália e nos EUA.
Fonte: Aeroin
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