LUSA – O Programa Alimentar Mundial (PAM) alertou nesta sexta-feira (9) para o “agravamento da fome na África Ocidental e Central, no momento em que as necessidades atingem níveis recordes”. De acordo com a agência humanitária da ONU, mais de 36 milhões de pessoas lutam para “satisfazer suas necessidades alimentares”. O número pode aumentar para 52 milhões de pessoas neste verão, durante a época de escassez, entre duas colheitas, “incluindo quase 3 milhões em situações de emergência”, segundo o PAM. “Os conflitos persistentes, os deslocamentos de populações, a deterioração da situação econômica e as condições meteorológicas extremas recorrentes na África Ocidental e Central estão a empurrar milhões de pessoas para níveis de fome de emergência”, diz comunicado. No final de março, a agência das Nações Unidas falou de uma “crise sem precedentes” devido a um corte de 40% no seu financiamento para 2025. Além do fim dos programas de ajuda sob a égide da Agência de Desenvolvimento dos Estados Unidos (Usaid), decidido por Donald Trump, vários países ocidentais reduziram as despesas nesse domínio.
Agência da ONU alerta para “agravamento da fome” na África




Relacionadas
Cabo Verde empata e garante vaga histórica para o mata-mata da Copa
Uruguai é eliminado da Copa do Mundo 2026
Jogador Razan Sijaa, do time sub-18 do Caracas FC, e família morrem durante terremotos na Venezuela