26 de outubro de 2021, 12:03h

Aparecidense estreia no Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas nesta sexta-feira

Em ascensão desde 2010 quando disputou 4ª divisão, equipe que representa Aparecida de Goiânia, busca título inédito na elite da modalidade esportiva 

Rodrigo Augusto

O time masculino de basquete em cadeira de rodas da Aparecidense estreia no Campeonato Brasileiro da modalidade na noite desta sexta-feira,1º de outubro, em Goiânia, contra o Gadecamp – SP, às 19 horas, no Ginásio Goiânia Arena.

Organizado pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBBC), a competição reúne oito equipes divididas em dois grupos. No grupo A estão: Magic Hands – SP, Adifima – AL, Adap-GO/Aparecidense. Cad Rio Preto – SP, Andef-RJ, Addf-PE e All Star – PA foram o grupo B.

“A Aparecidense não vai representar apenas a cidade de Aparecida. Vai representar todo Estado de Goiás no campeonato brasileiro. Incentivamos o trabalho do Camaleões Sobre Rodas como também fazemos com tantas outras modalidades. Acreditamos que mais uma vez nossa cidade poderá se destacar no esporte”, aponta o secretário municipal de esporte, Geferson Aragão.

O Camaleões Sobre Rodas, como é mais conhecido, intensificou a preparação para o brasileiro nos últimos meses. Em Rio Verde – GO, a equipe participou recentemente de uma etapa do Campeonato Goiano da modalidade. Além disso, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semel), 18 atletas treinam cinco vezes por semana na quadra poliesportiva da Escola Municipal Vinovita Guimarães da Silva em Aparecida de Goiânia.

“Nossa expectativa é muito boa para este brasileiro. Estamos em casa e nos preparamos muito e, sem dúvida, vamos em busca de um resultado positivo. Nossa equipe vem se destacando no cenário nacional nos últimos anos graças ao trabalho intenso da comissão técnica e de nossos atletas e o título de campeão brasileiro coroaria todo esforço”, aponta o diretor técnico da equipe, José Fernando.

Único time da região Centro-Oeste na 1ª divisão, a Aparecidense acumula conquistas recentes e ainda serve a seleção brasileira com quatro atletas, sendo três na masculina e uma na feminina. Em 2017, a equipe masculina foi campeã da 3ª divisão. Em novembro de 2018, o time foi terceiro colocado na 2ª divisão da modalidade, alcançando acesso à elite nacional e, em dezembro do mesmo ano, foi vice-campeão goiano. Em 2019, foi sétimo colocado quando estreou entre os melhores da modalidade no País.