O Ministério da Saúde vai ampliar a vacinação contra a dengue para adolescentes até 14 anos. Foi um pedido de secretarias estaduais, porque, nos postos de saúde, a procura por imunização está muito baixa.
A vacina contra a dengue foi distribuída para 16 estados e o Distrito Federal; mais de 500 cidades receberam as doses do Ministério da Saúde. Nesta primeira etapa, estão sendo priorizadas as regiões com mais casos da doença nos últimos anos e, mesmo assim, a procura pela vacina ainda está baixa.
A recomendação do Ministério da Saúde era de que as doses, neste primeiro momento, fossem destinadas a crianças de 10 e 11 anos. Em Foz do Iguaçu, no Paraná, a vacinação começou na última quarta-feira (28). Em uma semana, 19% das doses que chegaram ao município foram aplicadas, número bem abaixo do que a prefeitura esperava.
Minas Gerais, estado com o maior número de notificações de dengue, não aplicou nem 2% dos imunizantes recebidos. Em Roraima, a adesão está ainda menor: cerca de 0,5%. O Distrito Federal é o que tem a melhor taxa – 35% – e, ainda assim, bem longe do ideal. Considerando os oito estados mais o DF, que disponibilizaram os dados, apenas 16,7% das doses foram aplicadas.
Relacionadas
PGR se manifesta contra pedido de prisão preventiva de Bolsonaro
Sandra Alves posta luto no dia da mentira para aumentar engajamento nos stories
Parto de jovem russa expõe rede de tráfico humano e seita com suposta ligação ao Brasil