Após gastar US$ 1 bilhão, aeroporto descobre que não comporta os aviões para os quais foi planejado

O Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma (Sea-Tac) pode ter que desembolsar até US$ 78 milhões adicionais para consertar um erro de projeto com a nova Instalação de Chegadas Internacionais (IAF). O projeto de construção de US$ 1 bilhão foi planejado para quase dobrar o número de portões para aeronaves de fuselagem larga, mas as autoridades agora acreditam que a instalação só pode lidar com 16 aeronaves por vez.

Em uma carta dura à empresa responsável pelo projeto, o Porto de Seattle disse que o fracasso na configuração poderia custar “dezenas ou centenas de milhões de dólares” ao longo da vida útil do projeto. A IAF possui a passagem aérea de pedestres mais longa do mundo, bem como um novo grande salão que substituiu uma alfândega e sala de coleta de bagagem.

No entanto, a autoridade portuária só percebeu após a conclusão da construção que aeronaves widebody como o Airbus A330, o Boeing 777 e o 787 Dreamliner, usados ​​regularmente em voos internacionais de longa distância, não cabiam em quatro dos portões da nova instalação. Uma solução sugerida envolveu estacionar aviões em diagonal, enquanto outra exigia mover escadas rolantes e elevadores, ambas com um custo estimado de dezenas de milhões de dólares.

A IAF foi inaugurada em abril passado com a esperança de mais do que dobrar a capacidade de passageiros internacionais de Seattle para 2.600 por hora, mas a falha de projeto pode significar que o aeroporto não consegue atender à demanda.

Um porta-voz da administração do aeroporto disse ao Oregon Live que eles estão trabalhando “agressivamente” para resolver as deficiências, embora nenhum plano tenha sido finalizado. A autoridade portuária espera que os contribuintes não sejam responsabilizados por qualquer correção que possa ser necessária.

Fonte: Aeroin