Após nove horas, horário de votação termina em todo o país

Após nove horas de votação, as seções eleitorais foram fechadas em todo o país. Quem ainda está na fila não precisa se preocupar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garante o direito à votação de quem chegou à fila antes das 17h (horário de Brasília) e está dentro das seções.

Segundo o TSE, os eleitores que ainda estiverem na fila no horário limite estão recebendo senhas que garantirão o direito ao voto. Em entrevista coletiva durante a tarde, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, disse que as filas diminuíram em relação ao primeiro turno por causa de novas orientações dadas aos mesários.

O TSE, informou Moraes, orientou os mesários a permitir a entrada do eleitor no recinto para fazer a biometria assim que o eleitor anterior entrar na cabine de votação. O tribunal também recomendou que as seções deixassem de montar filas únicas na entrada dos prédios e permitissem filas na porta de cada seção.

Neste domingo (30), ocorre o segundo turno das eleições presidenciais. Em 12 estados, os eleitores escolhem os governadores em segundo turno: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.