“É meu compromisso oferecer para o estado de Goiás a melhor qualidade de educação, melhor que qualquer colégio particular. Esse é o compromisso que quero seguir firme, para que Goiás tenha a melhor educação pública do país. A única maneira de romper o ciclo da pobreza em Goiás e no Brasil é investir pesado na educação e exigir resultados para que os alunos apresentem notas melhores no Ideb”, afirmou o governador.
Atualmente o Lyceu de Goiânia funciona como Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) e, embora seja um dos primeiros colégios secundários do Brasil e a primeira instituição de ensino inaugurada em Goiás, nunca passou por uma reforma completa. Por ser uma construção histórica, com estrutura arquitetônica em Art Déco, parte do prédio foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003. Com isso, serviços de reforma e ampliação só podem ser executados por empresas especializadas em restauro arquitetônico, após estudos técnicos e aprovação do Iphan.
Bilingue
“Assim que terminar a reforma essa escola vai ofertar o ensino de língua portuguesa e francesa. Fiz uma parceria com a embaixada da França e estamos trabalhando juntos na construção do projeto. O consulado francês já se comprometeu em colocar toda a equipe dele, inclusive para que os alunos que se destacarem aqui ao concluir o ensino médio possam ir para a França fazer imersão na língua francesa. Depois de tantos anos, esse colégio voltará às suas origens, que é o Lyceu, um colégio francês”, afirmou a secretária de Educação, Fátima Gaviolli.
Resgate histórico
Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela destacou a importância do Lyceu e citou que o colégio mais antigo de Goiânia formou grandes líderes políticos e intelectuais, além de grandes profissionais. “Governador, o senhor tem feito um resgate histórico de Goiás, de Goiânia. Em 2018, em sua campanha para governador, o senhor disse que devolveria Goiás aos goianos, mas está indo além e devolvendo Goiânia aos goianienses também”, finalizou.
Ana Paula Rezende, filha do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, se disse emocionada ao voltar ao colégio onde estudou. “Vocês não estão só reformando, mas restaurando a história dessa cidade e desse estado. Aqui foi o berço político do meu pai. Onde ele viu que sua vocação era política. Começou aqui a história de um dos maiores políticos do Estado”. Iris Rezende foi aluno do Lyceu.
“O diretor do Cepi Lyceu de Goiânia, Ricardo Marques, destacou a felicidade por participar desse ato histórico. “Um orçamento voltado para a qualidade da educação e um olhar voltado para o pedagógico. A gente sabe que esse período de dois anos de reforma vai passar, os transtornos da reforma passam, mas para o Lyceu, para Goiás, para Goiânia, isso traz um resgate educacional, resgata a memória afetiva de muita gente”, finalizou o diretor do Lyceu.
Personalidades
Personalidades da política e da história goiana que estudaram no colégio participaram da solenidade no Lyceu. Dentre elas, os ex-governadores Irapuã Costa Júnior e Alcides Rodrigues. Também o ex-prefeito e atual superintendente do Iphan, Pedro Wilson, os deputados federais Zacharias Calil e José Nelto. No Lyceu também estudaram personalidades como o ex-prefeito Nion Albernaz e o ex-ministro Henrique Meirelles, além de escritores e artistas reconhecidos.
Relacionadas
Vídeos mostram explosões em Brasília; assista
Explosões em Brasília: Ministros e servidores foram retirados do STF
URGENTE: Após explosões, Praça dos Três Poderes em Brasília é isolada. Uma pessoa morreu