Assista agora! Atacante Vini Jr. é vítima de racismo na TV espanhola

Presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo criticou danças do atacante após marcar gols e disse que brasileiro precisa parar “de fazer macaquice” [“hacer el mono”, em espanhol]

O racismo segue sendo praticado no futebol da Europa. O atacante brasileiro Vinicius Jr. foi vítima de uma fala racista durante um programa esportivo na televisão da Espanha, na noite desta quinta-feira (15).

Em uma participação no “El Chiringuito de Jugones”, atração de debate futebolístico da emissora espanhola Mega, o empresário Pedro Bravo disse que o camisa 20 do Real Madrid precisa “deixar de fazer macaquice” [“hacer el mono”, em espanhol], em referência às danças que Vini Jr. costuma fazer após um gol.

“Você tem que respeitar o adversário. Quando você faz um gol, se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão, e deixar de fazer macaquice”, disse Bravo, que é presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores.

Vários jogadores brsileiros, entre eles o craque Neymar, se posicionaram ao lado de Vini Jr. dizendo que o atleta brasileiro foi sim vítima de racismo e que ele deve comemorar os seus gols da forma que quiser.

Após a repercussão do caso, o empresário falou que sua fala foi mal interpretada: “”Quero esclarecer que a expressão ‘fazer macaquice’ que utilizei mal ao qualificar a dança do Vinicius na comemoração dos gols foi de maneira metafórica (‘fazer idiotices’). Como minha intenção não foi de ofender ninguém, peço sinceramente desculpas. Sinto muito!”.