Muita gente tem o hábito de colocar a mão para segurar a porta do elevador quando ela está fechando. Embora pareça uma atitude inofensiva e comum no dia a dia, essa prática é extremamente perigosa e pode causar acidentes sérios.
As portas dos elevadores são equipadas com sensores que detectam obstáculos, mas eles nem sempre funcionam de forma precisa, especialmente com objetos pequenos ou movimentos rápidos, como uma mão ou braço. Se o sensor falhar, a porta pode se fechar, provocando esmagamento dos dedos, mãos ou braços.
Além do risco físico, forçar a abertura da porta pode danificar o sistema do elevador, gerando travamentos, panes e até colocando em risco todos os ocupantes. Em situações mais graves, uma pessoa pode ficar presa entre as portas, o que pode levar a quedas e ferimentos ainda mais sérios.
Por isso, é fundamental respeitar o tempo de fechamento das portas e, caso perceba que o elevador está fechando, simplesmente aguarde o próximo. Alguns segundos de espera valem muito mais do que o risco de um acidente.
Ver essa foto no Instagram
Relacionadas
Texas: Irmãs que morreram em enchente foram achadas de mãos dadas
Netanyahu diz ter recomendado Trump para receber Nobel da Paz
Prefeito Sandro Mabel projeta expansão de metronização para outras linhas de ônibus