Tradicional momento ápice do esporte em defesa do Cerrado e do principal rio de Goiás, os atletas da 31° Caminhada Ecológica chegaram neste sábado (27/07) às águas do Araguaia, em Aruanã, onde foram recepcionados pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.
O grupo com 26 pessoas saiu da cidade de Trindade na última terça-feira (23/07).
“Esta caminhada é algo que me motiva. As pessoas passando por várias cidades, dizendo como devemos cuidar do nosso Cerrado, preservando nossas águas e transformando Goiás em um estado mais lindo para se visitar”, frisou Ronaldo Caiado.
Caminhada Ecológica
O tema da Caminhada este ano foi “Cuidar do Cerrado: Tem que ser agora”. Com um trajeto de 310 quilômetros percorridos a pé, os atletas passaram por 11 cidades e caminharam cerca de 60 quilômetros por dia: Trindade; Goianira; Brazabrantes; Caturaí; Inhumas; Itauçu; Itaberaí; Goiás; Faina; Araguapaz e Aruanã.
O evento é uma realização do Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular e do Serviço Social do Comércio (Sesc).
“É emocionante ver tantas pessoas unidas por uma causa tão importante como a preservação do meio ambiente. Nós do governo temos o compromisso de continuar trabalhando para fazer com que Goiás seja cada vez mais exemplo de sustentabilidade e conservação do nosso Cerrado”, ressaltou a primeira-dama Gracinha Caiado.
O prefeito de Aruanã, Hermano de Carvalho, agradeceu o governador pela parceria em mais uma temporada do Araguaia.
“Obrigado por mais essa temporada, por tudo que o senhor tem feito por nós e por todo o Vale do Araguaia. A presença do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Ambiental que fizeram toda a diferença aqui”, enalteceu.
Recuperação do rio Araguaia
Ao acompanhar os integrantes da Caminhada Ecológica, Caiado também falou sobre o compromisso ambiental do governo com a recuperação das cabeceiras do rio Araguaia.
Criado em 2019, o Programa Juntos Pelo Araguaia (JPA) é uma cooperação público-privada que visa promover a recuperação de 5 mil hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do Rio Araguaia, em Goiás.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), é o curador técnico e institucional do programa que busca a melhoria da qualidade do rio, além e reabastecer os mananciais, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados.
“Juntos, podemos fazer uma diferença real e duradoura para o meio ambiente e para as gerações futuras”, finalizou Caiado.
Novo Paço Municipal
No início da tarde, Caiado participou da inauguração do Paço Municipal Imperatriz Leopoldina, nova sede da prefeitura de Aruanã. Com uma área de 4,5 mil m², a nova sede foi construída com recursos municipais, aproveitando parte da estrutura de um antigo hotel da cidade.
O terreno da antiga prefeitura será incorporado à Praça Couto Magalhães. Quando concluída a obra, a praça passa a ter uma vista ampla para o Rio Araguaia, atração para os aruanenses e turistas.
Relacionadas
Avião com dez passageiros cai em Gramado; veja vídeo!
Natal do Bem 2024 tem horário especial nas vésperas de Natal e Ano Novo
Policiamento Rodoviário intensifica ações no fim de ano em Goiás