Avião com 379 pessoas colide e pega fogo no Japão

Um grande acidente envolvendo dois aviões ocorreu nesta terça-feira (2), no aeroporto de Haneda, em Tóquio. Imagens transmitidas pela TV pública japonesa NHK mostram o momento em que um avião da Japan Airlines, que transportava 367 passageiros e 12 tripulantes, colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão. A colisão resultou em um incêndio de grande proporção em ambas aeronaves. A empresa aérea informou que todas as 379 pessoas a bordo foram retiradas a tempo da aeronave.

Segundo a rede estatal japonesa NHK e a agência estatal Kyodo, cinco dos seis tripulantes do avião da Guarda Costeira morreram no choque. A Guarda Costeira japonesa informou que o piloto da aeronave conseguiu escapar e está internado em estado grave.

O avião da Guarda Costeira estava na pista para decolar em direção à base militar de Niigata, na costa oeste do país, para levar ajuda às cidades atingidas pelo terremoto de magnitude 7,6, que atingiu a região na última segunda-feira (1º), deixando 48 pessoas mortas.

O tremor gerou cerca de 50 réplicas – abalos disparados pelo tremor principal, que age como gatilho no deslocamento ou afundamento de determinadas áreas, colaborando de alguma maneira para que zonas altamente instáveis liberem a energia armazenada na forma de um novo terremoto – ao longo da região de Ishikawa, no oeste do Japão, e alertas por tsunamis com ondas de até 5 metros. O alerta durou quase 24 horas e foi retirado na manhã desta terça.

Por outro lado, o voo da Japan Airlines era uma rota comercial com destino a Hokkaido, no norte do país. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse que está buscando informações sobre as causas do acidente, concentrando esforços para entender o que falhou para provocar a colisão entre as aeronaves.