Uma tragédia quase aconteceu nas vésperas do segundo maior show aéreo dos EUA, quando um avião pousou numa pista enquanto outra aeronave taxiava. O caso aconteceu no sábado, 6 de abril, três dias antes do início do Sun ‘n Fun, que é uma feira e encontro de aviação realizado em Lakeland, próximo de Orlando, na Flórida.
É a segunda maior feira no país, que tem a maior aviação do mundo e reúne milhares de apaixonados pelo setor e também centenas de aeronaves, ficando atrás apenas do Airventure Oshkosh, realizada em julho no Wisconsin, que é o maior encontro aeronáutico do mundo.
Apesar da feira começar dia 9, no dia 8, segunda-feira, as aeronaves privadas já são autorizadas a voar e acamparem no evento que vai até o próximo domingo, dia 14 de abril. Porém, um avião de missionários cristãos acabou chegando não apenas “cedo para a festa”, mas no local errado.
A aeronave Cessna C172M Skyhawk, do modelo mais produzido da história, pousou sem aviso na pista 28L do Aeroporto de Lakeland, que pode ser utilizada apenas para táxi.
O pouso só foi percebido após o Cessna sobrevoar outra aeronave de pequeno porte que taxiava para decolar, e que o seu piloto, assustado, informou ao controle de voo, que chamou o piloto do Skyhawk. A trajetória do radar confirmou que o 172 fez um pouso na pista de táxi:

Pelo rádio, o piloto do C172, que pertence à Servant Air Ministries Incorporated (SAMI), ou na tradução literal Ministério dos Servos do Ar, informou que recebeu e-mail falando que não era para comunicar com ninguém durante o pouso e que o evento começaria no sábado a partir das 7h da manhã. A SAMI tem como missão “espalhar a palavra de Jesus e ajudar na logística dos servos nesta missão”.
Porém, o controlador corrige-o, fala que sim, é necessário fazer uma comunicação e que o evento só começaria na segunda, e acima de tudo, ele pousou numa pista fechada que estava com avisos na internet e também na própria frequência de informações do aeroporto, o ATIS.
Na a confusão, o piloto da SAMI afirma que arremeteu após pousar devido à aeronave na pista, e que prosseguiria para o pouso seguindo as instruções do controlador e de maneira correta. O controlador, por sua vez, avisa que o piloto terá que ligar para um número para dar explicações sobre o ocorrido, confira a conversa:
Fonte: Aeroin
Relacionadas
“Livramento”, desabafa Myrian Rios ao relatar erro médico
Por unanimidade, STF torna mais sete réus por tentativa de golpe
Deputada pede ao STF retirada imediata de Ednaldo Rodrigues da CBF