Uma tragédia quase aconteceu nas vésperas do segundo maior show aéreo dos EUA, quando um avião pousou numa pista enquanto outra aeronave taxiava. O caso aconteceu no sábado, 6 de abril, três dias antes do início do Sun ‘n Fun, que é uma feira e encontro de aviação realizado em Lakeland, próximo de Orlando, na Flórida.
É a segunda maior feira no país, que tem a maior aviação do mundo e reúne milhares de apaixonados pelo setor e também centenas de aeronaves, ficando atrás apenas do Airventure Oshkosh, realizada em julho no Wisconsin, que é o maior encontro aeronáutico do mundo.
Apesar da feira começar dia 9, no dia 8, segunda-feira, as aeronaves privadas já são autorizadas a voar e acamparem no evento que vai até o próximo domingo, dia 14 de abril. Porém, um avião de missionários cristãos acabou chegando não apenas “cedo para a festa”, mas no local errado.
A aeronave Cessna C172M Skyhawk, do modelo mais produzido da história, pousou sem aviso na pista 28L do Aeroporto de Lakeland, que pode ser utilizada apenas para táxi.
O pouso só foi percebido após o Cessna sobrevoar outra aeronave de pequeno porte que taxiava para decolar, e que o seu piloto, assustado, informou ao controle de voo, que chamou o piloto do Skyhawk. A trajetória do radar confirmou que o 172 fez um pouso na pista de táxi:
Pelo rádio, o piloto do C172, que pertence à Servant Air Ministries Incorporated (SAMI), ou na tradução literal Ministério dos Servos do Ar, informou que recebeu e-mail falando que não era para comunicar com ninguém durante o pouso e que o evento começaria no sábado a partir das 7h da manhã. A SAMI tem como missão “espalhar a palavra de Jesus e ajudar na logística dos servos nesta missão”.
Porém, o controlador corrige-o, fala que sim, é necessário fazer uma comunicação e que o evento só começaria na segunda, e acima de tudo, ele pousou numa pista fechada que estava com avisos na internet e também na própria frequência de informações do aeroporto, o ATIS.
Na a confusão, o piloto da SAMI afirma que arremeteu após pousar devido à aeronave na pista, e que prosseguiria para o pouso seguindo as instruções do controlador e de maneira correta. O controlador, por sua vez, avisa que o piloto terá que ligar para um número para dar explicações sobre o ocorrido, confira a conversa:
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Gravíssimo acidente com carreta, carro e ônibus deixa 30 mortos em Minas Gerais
Pesquisa revela que direita e esquerda reprovam o STF
Ex-aluno ataca escola e mata criança de 7 anos na Croácia