Um avião Boeing 787-10 Dreamliner da KLM foi forçado a voltar a seu aeroporto de origem, em Amsterdam, durante um voo para Los Angeles devido à falha em vários banheiros a bordo. O voo KL601 partiu no dia 12 de fevereiro com atraso de 40 minutos e estava programado para um trajeto de 11 horas até a costa oeste dos EUA.
A aeronave, registrada como PH-BKF, foi forçada a virar na direção contrária sobre a Groenlândia, depois que ficou claro que apenas um dos nove lavatórios a bordo estava operacional. É importante ressaltar que todos os aviões comerciais são obrigados a ter um determinado número de banheiros em funcionamento, dependendo da capacidade da aeronave.
Logo após o primeiro comunicado de que várias instalações estavam fora de serviço, os pilotos decidiram manter o voo por um curto período. No entanto, uma hora depois, o cenário era insustentável, pois tinha apenas um banheiro para mais de 200 passageiros. Assim, a decisão de regressar a Amsterdam foi tomada.
Como informa a imprensa internacional, voo aterrissou em Amsterdam 6 horas e 30 minutos após sua decolagem. O avião foi levado para manutenção e retornou ao serviço no dia seguinte para o voo KL-661 com destino a Houston.
Vários fatores podem levar a lavatórios de aviões a estarem inoperantes. Uma pia entupida devido a vômito ou lixo descartado, um tanque de resíduos cheio ou um sensor do tanque com problemas pode levar ao desligamento de todas as descargas conectadas a esse tanque. No entanto, ter quase todos os lavatórios inoperantes é uma situação bastante incomum.
Fonte: Aeroin
Relacionadas
Bilionário é acusado de abusar de mais de 50 menores de idade durante décadas
Ex-promessa do Manchester United deixa o futebol para virar carteiro
Bolsonaro quebra o silêncio após ser indiciado pela Polícia Federal