O primeiro debate entre Joe Biden e Donald Trump nas eleições de 2024 foi marcado por trocas duras de acusações entre os dois candidatos.
Biden chamou Trump de “réu condenado” e o acusou de fazer sexo com uma atriz pornô enquanto sua mulher estava grávida, algo negado pelo republicano.
Questionado sobre sua condenação, por fraude fiscal envolvendo pagamento de suborno, Trump atacou Hunter Biden, filho do presidente, e disse que o próprio mandatário poderá ser condenado após deixar o cargo. “Este homem é um criminoso”, disse.
A primeira questão do programa, feita pelo apresentador Jake Tapper, foi sobre a situação da economia e a alta da inflação. Biden foi o primeiro a responder. Começou falando rápido e culpou o adversário por ter deixado o país em situação ruim, por ter lidado mal com a pandemia. Em seguida, disse que tomou medidas para reduzir o custo de vida.
Na sua primeira fala, Trump disse ter criado “a maior economia do mundo” antes da Covid, e que a inflação atual está matando o país. Ele também atacou as medidas para obrigar a vacinação contra a Covid, tomadas pelo governo Biden, em mais de uma ocasião.
No debate, a CNN mostrou os dois candidatos ao mesmo tempo na tela. Enquanto Trump falava, Biden diversas vezes olhou para baixo ou fez expressões de surpresa ou desânimo. O democrata também tossiu algumas vezes no começo do programa, estava um pouco rouco e teve engasgos em algumas respostas. Trump buscou fazer caras irônicas enquanto Biden respondia, em várias ocasiões.
O debate não teve checagem de fatos em tempo real na transmissão. O site do The New York Times apontou que várias das falas de Trump e Biden foram imprecisas ou mentirosas.
Fonte: EXAME
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo