Bolsonaro atualiza o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, emitiu, na última terça-feira (6), decreto que fortalece as ações de prevenção, controle, fiscalização e repressão aos delitos transfronteiriços.

O ato reorganizou o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), uma vez que, ao longo da existência do Programa, foi observada a necessidade de ampliar a capacidade de resposta do Estado brasileiro por meio do emprego amplificado de órgãos e agências com atribuições afetas à segurança fronteiriça, bem como da atuação interagências.

O PPIF é um Programa essencial, uma vez que as ameaças transnacionais no subcontinente sul-americano, seguindo a tendência global, têm apresentado significativo crescimento, diversificação e articulação em redes de ilícitos, aumentando sua resiliência, não obstante os esforços crescentes dos órgãos competentes, evidenciando a dificuldade que as instituições nacionais enfrentam face a esse problema.

Dessa forma, além de alterações pontuais no texto em vigor, o decreto possibilita maior celeridade e articulação nas ações dos órgãos envolvidos, bem como proporciona melhores condições para a integração com órgãos e entidades de entes federados da Faixa de Fronteira. Passam a compor o Comitê-Executivo do PPIF: os Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Departamento Penitenciário Nacional e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos. Além desses órgãos, também passam a compor o Comitê-Executivo: a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, assim como o Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional.