Desde 2019, o governo de Jair Bolsonaro entregou seis universidades federais e autorizou o funcionamento de 12 escolas de educação profissional e tecnológica. A informação rebate a fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que declarou durante o debate na TV Bandeirantes no último domingo (16) que Bolsonaro não investiu em educação.
Desde então, grupos de esquerda se organizaram nas redes sociais para compartilharem a informação falsa de que o governo federal não inaugurou nenhuma universidade ou escola técnica. As universidades federais criadas só foram possíveis após decisões do Congresso Nacional para desmembrar campus de universidades já existentes.
Elas foram: UFCat (Universidade Federal de Catalão), UFJ (Universidade Federal de Jataí), UFR (Universidade Federal de Rondonópolis), Ufape (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco) e UFDPar (Universidade Federal do Delta do Parnaíba). Além disso, o governo federal criou a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), que antes era um campus da UFT (Universidade Federal do Tocantins). A nomeação do reitor aconteceu em julho de 2020.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão