A cada pesquisa eleitoral divulgada, até mesmo aquelas do chamado consórcio da vergo9nha, fica ecidente que o crescimento de Jair Bolsonaro é caminho sem volta, ao mesmo tempo em que a queda de Lula é uma realidade inequivocada.
Tudo isso se vê claramente na mais nova rodada de pesquisa para as intenções de votos no segundo turno das eleições presidenciais, da Modalmais/Futura, divulgada nesta sexta-feira (21/10), o presidente Jair Bolsonaro (PL) e candidato à reeleição aparece na frente com 50,5% dos votos válidos — quando se desconsidera os votos nulos e brancos. Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49,5% das intenções.
Considerando os indecisos, nulos e brancos, a pesquisa mostra que Bolsonaro teria 46,9% dos votos enquanto Lula teria 45,9%. Os que não sabiam responder ou que estão indecisos representavam 3,3% e os que votariam branco ou nulo 3,8%.
Entretanto, nas eleições presidenciais, para que um candidato seja eleito são considerados apenas os votos válidos.
A pesquisa foi realizada pela Futura para o Banco Modal S/A. A amostra foi do tipo não probabilística com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. F
Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-08523/2022.
Votos válidos
- Bolsonaro (PL): 50,5%
- Lula (PT): 49,5%
Votos totais
- Bolsonaro (PL): 46,9% (alta de +0,4 ponto ante pesquisa anterior)
- Lula (PT): 45,9% (queda de -1 ponto)
- Não sabe, não respondeu ou indeciso: 3,3%
- Branco/nulo: 3,8%.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo