A Polícia Federal informa que deflagrou a Operação Iraúna nesta terça-feira, dia 4 de abril, cujo objetivo é combater o tráfico internacional de drogas através do envio de malas com drogas ao exterior por meio de troca de bagagens em aeroportos.
De acordo com a PF, durante a investigação, foi identificado grupo criminoso que remeteu 40 kg de cocaína para a Alemanha por meio de troca de bagagens de passageiros sem qualquer ilícito no interior, por bagagens com drogas.
O método de ação do grupo criminoso investigado consiste na retirada da etiqueta da bagagem despachada e colocação em outra, contendo as drogas ilícitas.
No último dia 5 de março, duas passageiras oriundas de Goiânia/GO, que tiveram suas bagagens trocadas, foram presas por tráfico internacional de drogas na cidade de Frankfurt, Alemanha, após o desembarque de voo procedente do Brasil.
Suas bagagens tinham sido despachadas no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia e suas etiquetas foram trocadas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o GRU Airport.
Através da apuração, soube-se que as passageiras, que ainda se encontram presas em Frankfurt, informaram que não tinha conhecimento do conteúdo ilícito dentro das malas e que as bagagens apreendidas não eram delas, tendo afirmado também que são inocentes da imputação de tráfico de drogas.
A Polícia Federal afirma que há uma série de evidências em favor das brasileiras presas, que levam a crer que, de fato, não há envolvimento delas com o transporte da droga, pois não correspondem ao padrão usual das chamadas “mulas do tráfico”.
Relacionadas
Milei vai suspender aposentadoria vitalícia de Cristina Kirchner
Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu
STF mantém condenação de Collor em caso que pode levá-lo à prisão