A Força Aérea turca informou que respondeu a invasões de seu espaço aéreo por aviões gregos nos últimos dias. Segundo relata a agência estatal turca de notícias Anadolu, foram reportadas 30 violações em 3 dias. De acordo com as informações da defesa turca, a Grécia age de maneira provocativa no mar Egeu. Os gregos negam veementemente.
A Turquia afirma ainda que a Grécia ignorou apelos para uma solução pacífica dos problemas e continuou a aumentar a tensão na região. Nesse contexto, os aviões da Força Aérea Grega violaram o espaço aéreo turco 6 vezes em 26 de abril, pela primeira vez.
Além disso, os aviões gregos teriam continuado em voos provocativos perto da costa turca em 27 de abril. Nas violações relatadas na quarta-feira, 27 de abril, elementos da Força Aérea Grega cometeram 22 violações no espaço aéreo turco, incluindo as regiões de Didim, Datça e Dalaman.
Do outro lado, por sua vez, a grega nega e põe a culpa na Turquia, dizendo ser inaceitável o comportamento do governo turco e que tais atitudes “colocam em risco a segurança de toda a Europa” e que “a atitude da Turquia não ficará sem resposta”. O lado grego foi ouvido pelo jornal Observador, de Portugal.
Relacionadas
Consumo de álcool causa 12 mortes por hora no país, diz Fiocruz
FBI está em alerta após ameaças de bomba russa em locais de votação
Quando devem sair os resultados de cada estado-chave da eleição nos EUA?