Reforma, adequação e melhoria das instalações terão recursos diretos do Tesouro Estadual e duração de 12 meses. Hospital Albert Einstein assume gestão da unidade de forma definitiva
O governador Ronaldo Caiado anunciou, na tarde desta quarta-feira (28/08), o investimento de R$ 100 milhões em recursos do Tesouro Estadual para a reestruturação completa do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). Os trabalhos de reforma, adequação e melhoria do hospital serão realizados em etapas e devem ser concluídos em 12 meses, com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein na gestão da unidade de forma definitiva.
“A partir de setembro, construiremos um novo Hugo, um hospital moderno, eficiente, com tecnologia avançada e residência médica multiprofissional para formação qualificada”, comemorou Caiado, ao citar as novidades na estrutura física da unidade e a necessidade de uma equipe capacitada. “Toda estrutura será remodelada, reconstruída para que a gente possa ter um hospital de referência na área de urgência médica com o padrão de excelência do Albert Einstein”, explicou.
O secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos, destacou que os investimentos na unidade hospitalar vão promover uma revolução na saúde do estado como um todo. “Esse é um investimento extremamente importante, e com ele vamos realmente devolver ao Hugo esse protagonismo de assistência à saúde no Estado de Goiás”, afirmou.
Inaugurado em 1991, o Hugo é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás. Além de assistência gratuita à população, presta serviços como unidade de ensino, pesquisa e extensão universitária. Com a reforma, os centros cirúrgicos serão modernizados e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) terão monitoramento ampliado, além de uma nova ala, a UTI 5.
Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, relembrou o propósito da instituição em contribuir para ampliar o acesso e promover a equidade na saúde ofertada aos usuários. “Agora, começa uma nova fase desse hospital que é tão importante para a população goiana. Trouxemos nossa bagagem de competências e experiências para o Hugo, combinando o cuidado assistencial com uma abordagem humanizada”, explicou.
O pronto-socorro e o ambulatório também serão expandidos, o laboratório receberá um novo espaço e o setor de hemodinâmica será aberto. Banheiros, central de material esterilizado, cozinha e setores de apoio, como subestação de energia, também serão reconstruídos. Macas, pisos, mobiliário e pintura serão substituídos. O heliponto será readequado e novos equipamentos, como raio-x móvel e fixo, carrinhos, microscópios, arcos e focos cirúrgicos, também serão adquiridos.
Parceria
Durante o anúncio, o governador assinou um termo de colaboração para a gestão do Hugo, em acordo celebrado entre o Governo de Goiás e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. A entidade, que assumiu a gestão do hospital por meio de contrato emergencial em junho deste ano, agora mantém regime regular com o Estado. O valor mensal do custeio será superior a R$ 21,3 milhões e a validade do acordo é de até 12 anos.
“Estamos trazendo uma estrutura, qualidade de humanização, de formação de pessoas e de qualificação no atendimento, além das mais modernas e sofisticadas técnicas médicas”, pontuou o governador. “Temos hoje a oportunidade de ter essa grande referência de medicina no Estado de Goiás e de sermos capazes de responder àquilo que a população de nosso estado espera em relação à saúde”, acrescentou.
O novo contrato prevê o aumento no número de consultas médicas de três para quatro mil por mês, a entrada da colonoscopia e endoscopia no rol de Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT Externo), bem como o incremento de endoscopia digestiva, ultrassonografia com doppler, serviços de otorrinolaringologia para urgência e emergência, e horas contratualizadas para a realização de cirurgias eletivas.
“Essa parceria com a Organização da Sociedade Civil vai nos trazer uma estrutura de qualidade, referência no país e na América. Vamos conseguir fazer uma gestão de forma regular, de forma perene”, comemorou o secretário de saúde. “Esse é um momento extraordinário e vem para reafirmar o compromisso do nosso governo em aprimorar a qualidade do atendimento no Hugo”, reforçou o vice-governador Daniel Vilela.
Relacionadas
Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
Ex-bailarina do Faustão, Natacha Horana é presa em São Paulo